Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2012

Vale Cultural - Missa do vaqueiro em Curaçá faz referência à seca



“Nordestinos símbolos do sertão. Homens trabalhadores campeões de resistência”. Essas foram as palavras do padre Claudimiro na missa campal dos vaqueiros realizada no ultimo domingo (08) na cidade de Curaçá-Ba. Na celebração, foi lida a carta de um ex - vaqueiro falando sobre a grande seca que aconteceu há 30 anos e que hoje impiedosa se repete com força total. Também foram homenageados os vaqueiros falecidos com preces em formas de aboio. A missa foi realizada na igreja Matriz, pelos padres Claudimiro e Tiago, que pediram benções para a população Curaçaense e chuva para o sertão. O vaqueiro conhecido como senhor Luís da Veneza levou até o altar a santa protetora do homem forte do sertão, Nossa Senhora Aparecida.
Estiveram presentes na missa as autoridades Roberto Carlos (Deputado Estadual) Zezeu Ribeiro, ( Deputado Federal), Fátima Nunes ( Deputada Estadual), o prefeito da cidade Salvador Lopes. O cantor Targino Gondim, como todos os anos, reverenciou os vaqueiros com algumas músicas do seu repertório como Sertão de Curaçá, a morte do vaqueiro e reforçou  o centenário de nascimento de Luís Gonzaga com a música a vida do viajante. Também esteve presente na missa membros da Associação dos vaqueiros de Chorrochó, do clube do jegue de Curaçá e a comunidade em geral.

                                                     

No Circuito fechado da festa, a sexta feira foi animada com o show de Pablo do arrocha e no sábado além do desfile dos vaqueiros pelas principais ruas da cidade as bandas Garota safada e Tayrone Cigano agitaram os Curaçaenses. No domingo,  na praça da rodoviária, a programação foi aberta ao publico e fez homenagem ao rei do baião que  na década de 1970 esteve presente na festa dos vaqueiros. O local foi ornamentado com bonecos gigantes representando os vaqueiros mais antigos e conhecidos da região, e uma tenda com fotos dos eventos culturais de cada distrito de Curaçá. Os cantores Targino Gondim, Cezar Adriano, Flavio Leandro e Sergio do forró encerraram os festejos com chave de ouro.

 A festa de vaqueiros de Curaçá foi criada no ano de 1953, ano do centenário de nascimento do município. O evento atrai todos os anos visitantes e turistas de diversas partes do país. 











Textos e fotos Sheilinha Feyt´s

Nenhum comentário:

Postar um comentário